Jornal da Mania

Pezão entrega hoje documentos para formalizar acordo financeiro

31/07/2017 – 08h28

Marcus Marinho

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, vai apresentar hoje a documentação que oficializa o pedido do estado de ingressar no regime de recuperação fiscal. Depois que os documentos forem aprovados, o governo poderá pegar empréstimos para quitar os salários atrasados dos servidores. Semana passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que só dependia destes papéis para resolver a situação.

“Essa pode ser a nossa hora de virada. Hoje a gente pode ter essa perspectiva, de botar os salários em dia”, disse o governador.

Ouça a cobertura do Jornal da Mania:

Jornal da Mania – de 2ª a 6ª, das 06h às 07h

Porém, as coisas não são tão simples. O dinheiro ainda vai demorar para cair na conta dos servidores, que não receberam o décimo-terceiro do ano passado, e nem os salários de maio deste ano.

Depois que o governador entregar os documentos, o presidente Michel Temer terá 25 dias para assinar a autorização. A papelada vai para o ministério da Fazenda, que entregará para a secretaria do Tesouro Nacional. Serão mais cinco dias para checar se está tudo certo. Depois, outros cinco dias para Procuradoria da Fazenda Nacional analisar a papelada, cinco dias pro ministério da Fazenda analisar de novo, e mais 10 dias para publicar a medida e entregar para o Temer sancionar. Ou seja: no mínimo, mais dois meses. Apesar disso, o governo se diz otimista.

“A expectativa é resolver tudo até setembro”, disse o secretário de fazenda Gustavo Barbosa, que na semana retrasada passou uns dias nos EUA, enquanto o governador descansava num SPA de luxo em Penedo, no sul do estado, ao custo de R$ 14 mil semanais.

Notícias que você pode gostar