O que tá rolando

Fundo de Quintal recebe homenagem em Natal, RN.

ribeira1

O Fundo de Quintal e o compositor e violonista Cleber Augusto, ex-integrante do grupo, serão homenageados na edição do projeto Ribeira Boêmia deste sábado (9). O evento de tributo acontece a partir das 17h na Associação Comercial do estado, na Zona Leste de Natal, Rio Grande do Norte. A programação terá ainda o projeto “De Rio a Rio”, do sambista potiguar e hoje radicado no Rio de Janeiro, André da Mata.

O “De Rio a Rio”, em alusão ao Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Norte, tem como objetivo promover o intercâmbio de sambistas entre os dois estados, tendo o Ribeira Boêmia como “ponte entre os Rios”. O evento marcará ainda o pré-lançamento do CD de André da Mata na capital potiguar. A tradicional roda de samba tem ainda a escalação de peso de sambistas potiguares, com a participação do Quarteto Linha; Debinha Ramos; Berthone Oliveira; Rafael Brandão (ex-integrante do Mosaico e Samboêmios); Marcos Souto (ex-integrante do Arquivo Vivo) e Everaldo Rodrigues.

A contribuição que o Fundo de Quintal deu ao samba é indiscutível. Foi um grupo emblemático para os sambistas, como Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, levando para o estúdio a música que era produzida no Cacique de Ramos. Além disso, introduziu novos instrumentos, como o tantã, o repique de mão e o banjo. Sem falar no papel que teve na formação de sambistas potiguares”, afirma Leonardo Galvão, um dos idealizadores do Ribeira Boêmia, que lembra ainda que “Cleber Augusto foi integrante e contribuiu muito com a banda com a composição de grandes clássicos como “A amizade” e “Lucidez“.

A condução do evento será da roda oficial do projeto, composta por Leonardo Galvão (cavaquinho); Gustavo Monte (violão 7 cordas); Bruno César (flauta); Daniela Fernandes (voz); Rogério Madureira (voz e pandeiro); Ayrton Neto (voz e percussão); e Flaubert Benício e Rafael Prada (percussão e efeitos gerais).

https://www.youtube.com/watch?v=1FPrcyrbW6Y

Veja também...