Jornal da Mania

5% da população têm problemas com drogas

26/06/2017 – 09h07

Marcus Marinho

No dia mundial de combate às drogas, um alerta: 5% da população têm dependência química – problema que afeta todas as classes sociais, e não poupa nem os artistas, como ator da TV Globo Fábio Assunção, preso sábado passado em Arcoverde, Pernambuco. Ele vinha se tratando do problema, e visivelmente alterado, se envolveu numa briga. Foi solto após pagar fiança de R$ 9400. Em nota, ele negou que estava drogado.

“Em muitos casos a solução é a internação. E é um tratamento longo, que dura mais de um ano. Muitas vezes a família se sente culpada, mas na verdade, a família precisa é dar apoio, e entender que o tratamento médico é fundamental”, explica o psiquiatra Marcelo Piquet, da UFRJ.

Ouça a cobertura do Jornal da Mania

Jornal da Mania – de 2ª a 6ª, das 06h às 07h

O tratamento é feito com vários medicamentos, inclusive antidepressivos. Além do trabalho com a medicina, a psicanálise é outra importante maneira de ajudar.

“O ideal é fazer os dois tratamentos. É fundamental fazer o tratamento com o médico, e além da medicina, fazer a terapia. Assim, podemos estudar e entender o que faz uma pessoa se negar de forma consciente, para saber quais são as dores e angústias que resultaram na dependência química”, diz o psicanalista Rafael Souza Carvalho.

Notícias que você pode gostar